A educação contemporânea está vivendo tempos de transformações: metodologias ativas, tecnologias digitais, habilidades socioemocionais, itinerários formativos etc.
Com tantas mudanças a formação continuada se tornou imprescindível, afinal de contas muitos docentes foram instruídos em um tempo em que estas palavras não faziam parte do vocabulário escolar.
Além dos novos vocabulários estamos vivenciando a implementação de um novo currículo e do programa de ensino, integral e global, o que torna ainda mais desafiador o trabalho docente atualmente.
Neste contexto de transformações como fica a formação docente? E o ensino de História? Como estas transformações afetam o saber docente? Será que podemos ministrar nossas aulas do mesmo jeito? Como proceder e encarar as mudanças?
O Ensino de História cumpre um papel essencial na formação cidadã e crítica dos estudantes e é essencial ter isso em mente ao entrarmos na sala de aula.
Além disso, a formação continuada é fundamental. Em tempos de internet cada vez mais veloz, com conteúdos e dados disponíveis na palma da mão, o docente do século XXI não pode mais se contentar com a formação recebida na graduação. Em outras palavras, a atualização é a pedra fundamental para aqueles que desejam um dia se torna um professor campeão.
Desenvolver as habilidades, as competências sem perder a essência do papel da História no ser cidadão é mais fácil quanto o docente está cercado por subsídios teóricos e metodológicos antenados com a educação do século XXI.
Espero que todos se beneficiem dos materiais aqui publicados e que juntos possamos avançar rumo à melhoria do ensino.
Desde já agradeço, bons estudos a todos.